ACUPUNTURA 2018-06-20T12:07:52+00:00

FISIOTERAPIA ACUPUNTURA

É uma terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas no organismo, com efeito, analgésico e/ou antiflamatório e assim, aliviar dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.

No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de diversas origens.

A técnica em si consiste em estimular determinadas regiões anatômicas, denominadas pontos de acupuntura, por meio de finas agulhas que permanecem no corpo por um período médio de 20 a 40 minutos e são introduzidas através de técnicas especiais tornando o tratamento quase indolor.

Hoje em dia, com o uso de agulhas individuais ou descartáveis, o risco de contaminação praticamente desaparece. Outro fator importante é que a agulha utilizada é do tipo fechada, o que impede o acúmulo de qualquer substância no seu interior.

Além de a acupuntura tratar inúmeras doenças e aliviar dores, também é um tratamento preventivo que é usada para estimular o sistema imunológico prolongando o período de bem estar e a saúde.

Tudo o que você precisa saber sobre Acupuntura

A acupuntura é a inserção de agulhas filiformes muito finas através da pele em pontos específicos do corpo com a intenção de manipular o Qi.

As agulhas filiformes são sólidas, ao contrário das agulhas hipodérmicas ocas com as quais a maioria das pessoas está familiarizada, e geralmente são feitas de aço inoxidável, mas também podem ser de ouro ou prata.

A Medicina Ocidental determina que a acupuntura se refere ao  estímulo de pontos peculiares na dimensão da pele, tendo a possibilidade de mudar diversas condições fisiológicas e bioquímicas no corpo, com o  objetivo de se atingir o resultado esperado.

Benefícios da acupuntura

A acupuntura produz grandes benefícios para a saúde do paciente, entre elas a mais significativa é a diminuição de dores crônicas. Ao contrário dos medicamentos, a acupuntura não possui efeitos colaterais.

Saber mais

Como o Qi flui através do corpo?

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a nossa energia vital, também conhecida como “Qi”, vem por meio da canalização dessa energia em nosso corpo, conhecidos como “jing luo”, que unem os órgãos essenciais, conhecidos como meridianos.

Saber mais

Quando devo fazer acupuntura?

A acupuntura é usada para tratar uma ampla gama de condições adversas. Algumas das condições para as quais a acupuntura é comumente usada incluem:

Saber mais

Quais são os possíveis efeitos colaterais da acupuntura?

Os efeitos colaterais são raros. Os pacientes podem ocasionalmente sentir leves hematomas no ponto de inserção da agulha.

Saber mais

Quando a acupuntura não deve ser usada?

O uso de acupuntura não é tão proeminente ou pode até ser contraindicado no tratamento de:

Saber mais

Quanto tempo dura o tratamento?

A acupuntura produz grandes benefícios para a saúde do paciente, entre elas a mais significativa é a diminuição de dores crônicas. Ao contrário dos medicamentos, a acupuntura não possui efeitos colaterais.

Saber mais

Onde posso fazer?

Para realizar as sessões de acupuntura você pode procurar uma clinica de fisioterapia de confiança. Converse com o seu médico sobre o assunto e peça o encaminhamento.

Conclusão

Portanto, a acupuntura é uma opção de terapia viável especialmente em pessoas que sofrem de dor crônica, seus muitos benefícios incluem recuperação da coordenação motora; melhor qualidade do sono; alívio das dores, controle da ansiedade e dos sintomas alérgicos.

Embora existam mais pesquisas que precisam ser feitas em outras áreas, os estudos já concluídos mostram efetivos benefícios para a saúde, tanto a partir da inserção da agulha como também da colocação estratégica dessas agulhas.

Uma grande vantagem da acupuntura é que existem poucos efeitos colaterais, por isso pode valer a pena tentar se você está tendo problemas para controlar a dor com métodos mais convencionais.