FISIOTERAPIA GERAL 2018-06-19T14:21:24+00:00

FISIOTERAPIA GERAL

Objetivamos o movimento em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas.

A meta é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função.

Na terapêutica se usa ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterápicas, sonidoterápicas (ondas sonoras) e aeroterápicas (aplicação do ar) além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área.

Tudo o que você precisa saber sobre a fisioterapia

A Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas por traumas e por doenças adquiridas. Tem como objetivo oferecer qualidade de vida as pessoas atuando na prevenção e na reabilitação física.

Essa ciência estuda, diagnostica, previne e trata distúrbios da funcionalidade humana, decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.

A complexa engrenagem do corpo humano exige cuidados e tratamentos que apenas um especialista pode proporcionar. Neste artigo trataremos do que é a fisioterapia e como pode ajudá-lo.

Porque fazer fisioterapia?

Muitas causas podem levar uma pessoa a procurar a fisioterapia para reabilitação. É bastante comum negligenciarmos dores corporais por serem frequentes ou decorrentes de alguma atividade do nosso dia a dia.

Veja abaixo as 4 principais motivos que levam uma pessoa a procurar um fisioterapeuta.

As lesões desportivas ou lesões de intervenções cirúrgicas são as causas mais comuns que obrigam a procurar um fisioterapeuta.

É grande o número de pessoas que sofrem de problemas e dores de costas devido à má postura. As horas na frente do computador ou mexendo no celular podem prejudicar à nossa postura corporal. Esse problema dá origem a dores lombares e cervicais que podem evoluir e levar a complicações mais graves.

Fazer exercícios físicos é essencial para a nossa saúde. Porém, se não for realizado de maneira correta, pode provocar danos ao corpo irreversíveis.Além disso, a fisioterapia também atua na área Neurofuncional, utilizando técnicas fisioterapêuticas para auxiliar na recuperação de pacientes afetados por doenças originadas no sistema nervoso, como:Doença de Parkinson, Esclerose múltipla, Hidrocefalia, Paralisia cerebral, Derrame cerebral, Traumatismo cranioencefálico.

Após curar uma lesão é necessário manter atenção para que esta não volte a aparecer.

Como o fisioterapeuta pode ajudar o paciente?

O Fisioterapeuta é um profissional que compõe a equipe interdisciplinar da saúde, devidamente registrado em seu conselho regional habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais à prescrição das condutas fisioterapêuticas a sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para a alta do serviço.

O Fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas como:

– Fisioterapia Geral
– Fisioterapia Desportiva
– Fisioterapia Neurológica
– Fisioterapia Traumato-ortopédica
– Fisioterapia Estética
– Acupuntura
– Fisioterapia Preventiva

A Fisioterapia Neurológica trata pessoas de todas as idades, por meio de aparelhos e técnicas específicas.

Recursos terapêuticos

O Fisioterapeuta dispõe de vários recursos terapêuticos dentro da sua atribuição profissional tais como:

A crioterapia utiliza-se do frio para o tratamento de disfunções inflamatórias e traumáticas, principalmente agudas e para a diminuição do edema e indução ao relaxamento muscular. Podendo ser aplicadas através dos seguintes métodos: bolsas de gelo, compressas de gelo, imersão em gelo, massagem com gelo e sprays.

A Eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas diversas para conseguir efeitos como analgesia, diminuição do edema, relaxamento e fortalecimento muscular para auxiliar no processo de reabilitação das mais diversas patologias trazendo ótimos benefícios para o paciente. Diversas formas são encontradas: Tens (terapia por estimulação elétrica nervosa transcursões), corrente russa, ondas curtas, ultrasom e o laser.

A Termoterapia é umrecirso terapêutico utilizado no processo de reabilitação que através de fontes de calor de origem química, elétrica, magnética e mecanica aumentando o metabolismo. Através do calor conseguimos aumentar a vasodilatação para o aumento da aporte de oxigenio.

A Cinesioterapia é um ramo da Fisioterapia que se dedica a terapia dos movimentos, responsáveis pela reabilitação de funções motora do corpo. Consiste na execução de movimentos ativos e passivos de caráter terapêutico, com intuito de encontrar todos os pontos de disfunção do corpo e aplicar a terapia adequada para cada situação. Entre alguns dos exercícios terapêuticos aplicados na cinesioterapia estão: alongamentos, reeducação da postura, equilibrio corporal, coordenação motora e exercícios respiratórios. Auxilia nas dores musculares, na amplitude de movimentos na melhora da postura entre outros benefícios.

Assim como em outras especialidades de saúde, a fisioterapia tem grande relevância para a saúde corporal. Fique atento e não negligencie as recomendações desse especialista em reabilitação.